Por que eu decidi sair do Instagram por 10 dias?
Primeiro, está muito relacionado ao fato de que nas viagens geralmente eu fico mais desconectada. Entro apenas para postar mas sem ficar acompanhando a vida de todo mundo.
Percebi que nos últimos dias o Instagram tem me irritado e afetado de alguma forma minha saúde mental: é história de relacionamento abusivo exposto, uma outra discussão de um cara seguido por milhões e que trata mulheres como um objeto, eu passando horas no aplicativo sem realmente consumir um conteúdo útil. A única coisa que entrava como “lazer” eram os conteúdos de astrologia.
O dedinho viciado vai direto em busca do aplicativo quando preciso procrastinar algo chato do momento… Daí recebo algo no inbox e quando eu vejo lá se foram 15, 30 minutos ou até uma hora.
Diante de tudo isso e considerando que uma das metas dos meus 25 anos era estar mais no presente e viajando muito, decidi observar o que eu fazia nas viagem e aplicar aqui em casa mesmo, no meio da pandemia.
O grande objetivo é analisar como vou preencher esse tempo. Quero escrever mais, ser criativa, estudar coisas que eu gosto, fazer Yoga. Dessa vez não vou largar o celular completamente, até porque estamos ainda com o coronavírus e o contato virtual é o mais seguro para eu conversar com as pessoas da minha convivência.
Isso é outra coisa, no Instagram, quando um amigo posta algo, é muito mais fácil mandar um emoji ou uma reação do que realmente puxar um assunto, sem nada muito longo, sabe?! É como se mesmo as coisas inevitavelmente estejam se tornando mais virtuais, elas também estão mais superficiais.
A minha primeira reação após excluir o app foi “pqp, esqueci de compartilhar no story a minha postagem falando que estarei ausente por 10 dias. Será que volto e compartilho? Como fui esquecer affff…” Acabei não voltando e deixando assim mesmo.
Segunda agonia dos primeiros momentos longe do aplicativo: queria saber quantos likes, comentários, interações esse post teve… eita, ta aí, em uma situação habitual eu ia perder pelo menos uma hora só atualizando para ver quem apareceu por ali e deixou uma curtida (?)
O meu vício era mais sério do que o esperado, nos primeiros momentos eu fui percebendo isso kkkkk Será que sou só eu? Ou vocês também sentem algo parecido?
Hoje é o 4º dia sem Instagram e já estou bem tranquila, pra ser sincera nem estou sentindo tanta falta e meu tempo de uso do celular já baixou 60% essa semana. O fim de semana chegou, agora é quando vou perceber meeesmo como preencher meu tempo. Mas já tenho algumas coisas planejadas.
Até o momento não fiz nada muito útil… apenas assisti série, conversei com meus amigos no Whatsapp, fui dormir mais cedo e as notícias e informações que eu veria no Instagram estão chegando até mim de outras formas.
Enfim, essa é uma espécie de “diário” por aqui. (to me sentindo uma viciada em reabilitação, mas espero que minha relação com o Instagram fique mais saudável depois desses 10 dias kkkkk)
Ainda tenho mais 6 dias pela frente 🙂
Beijos, Ana.