Circuito W e Patagônia: respondendo as principais dúvidas

Circuito W e Patagônia: respondendo as principais dúvidas

A Patagônia e o Circuito W foram experiências marcantes na minha vida e são dois assuntos que amo! Como muita gente chegou até mim por causa dessas viagens, voltei respondendo as principais dúvidas que recebo sobre o assunto:

Precisa comprar o ônibus de Puerto Natales para o Parque Torres del Paine com muita antecedência?

  • Eu sempre comprei em cima da hora. Recomendo que assim que chegue em Puerto Natales já compre, principalmente se for alta temporada. Caso uma empresa de ônibus já esteja lotada, lembre-se que tem várias que fazem esse trecho.

Uma camada de luva dá conta?

  • Simmmm! O melhor é uma que seja impermeável e corta vento. Elas são apropriadas para trekking e é bom que se chover não vai deixar sua mão gelada. Ás vezes é um investimento um pouco alto, mas é algo que vai sempre poder usar. Comprei a minha em Puerto Natales antes de começar o Circuito W.

Em janeiro muda muito a paisagem ou ainda tem neve?

  • Dificilmente você vai ver a neve caindo, mas as montanhas sempre estarão com o cenário impressionante. É quase impossível derreter tudo 😊 Janeiro é perfeito!

Loma del Pliegue Tumbado ou Laguna Cerro Torre?

  • Não fiz Loma del Pliegue Tumbado mas sei que é incrível! Eu diria para escolher no dia dependendo de como estiver seu corpo fisicamente e a previsão do tempo. Loma exige mais do corpo, é uma trilha mais difícil e o objetivo é ver a paisagem das montanhas de um outro ângulo, se o tempo estiver fechado não vale a pena o desgaste.
  • Por outro lado, Cerro Torre é uma trilha mais tranquila e em geral a Torre vai estar sem visibilidade hahaha difícil alguém que pegue o tempo limpíssimo, então em um dia nublado ou de cansaço, eu escolheria essa 😉

Qual a distância da entrada Laguna Amarga e Camping Central?

  • Importante lembrar que os ônibus de Puerto Natales te deixam na entrada chamada Laguna Amarga MAS, a partir de lá existem vans saindo constantemente até um centro de boas vindas, o custo da van é CLP 3.000 (março/22). Existem raras pessoas que caminham esse trecho, que é pela estrada e acrescentaria 7,5km a mais, um desgaste desnecessário, na minha opinião.
  • Então, em teoria, você chegaria na Laguna Amarga, pegaria essa van até o centro de boas vindas e está praticamente no Camping Central. É ali do lado, grudadinho, uns 5 minutos de caminhada 😊
  • Por fim, não precisa reservar a van com antecedência, ela vai saindo conforme lotação e é coordenada com os horários dos ônibus indo/voltando de Puerto Natales.

Para as trilhas mais conhecidas na Patagônia é recomendado fechar com agência ou outros meios?

  • Não tem necessidade! Todas são muito bem demarcadas e praticamente não geram dúvidas. Sempre é bom ter um mapa offline para garantir e por prevenção, mas no Circuito W eu nem usei, por exemplo. No máximo abria para consultar quanto tempo faltava para chegar (e ainda assim a estimativa nem sempre está certa hahaha)

O acesso aos banheiros tem horários definidos? No caso de banhos, há tempo limite?

  • Pra ser sincera, não lembro. Sei que tinha um horário que ficava fechado que eu imagino que seja para limpeza mesmo. Não há limite de tempo não.

É possível reservar refeições diretamente nos refúgios?

  • Imagino que sim, existe a venda de pizza e hambúrguer também (tudo extremamente caro). Acredito que vai depender da lotação e disponibilidade.

Sugere essa viagem para quem tem pouco preparo físico? Tem como adptar?

  • Em 2019 eu estava sedentária e comecei Yoga 2 meses antes da viagem, era um yoga beeeem calmo, por sinal. Eu fiz trilhas de ataque (bate e volta no mesmo dia). Adaptação foi essa, não fazer de cara um circuito, deixei bastante tempo de descanso entre elas com dias de folga. Gostar de fazer trilha e realmente curtir isso é essencial. Gostar de andar por ai, dentro de cidades e acho importante não ser 100% parado. Trilhas no Brasil ás vezes exigem MUITO mais que o Circuito W, por exemplo. No W tem elevação, a quilometragem é alta, mas nada impossível de fazer. É uma longa caminhada com peso da mochila nas costas.
  • Além disso em dezembro/janeiro o dia amanhece as 6h e escurece 22h, então é uma época que você tem muito mais luz do dia e tempo para completar as distâncias com calma.

Como me preparar para um circuito?

  • Pra mim o preparo para uma trilha é fazendo trilha. Não adianta, tem que ir começando com mais curtas e ir avançando com o tempo. Começar com trilha curta, depois uma mais longa de 1 dia, então fazer alguma com acampamento para sentir o peso da mochila, para por fim entrar em um circuito de 3 a 4 dias.

Rola ir com crianças?

  • SIIIIMM!!! Europeus fazem muuuuito isso. Soube de um casal que estava fazendo o O com uma criança de 2 anos. Encontrei criança de uns 5 na trilha também para a base das Torres. Imagino que sejam famílias que com certeza já estão no mundo da montanha antes de terem crianças, mas é possível sim.

E por aí, surgiu mais alguma dúvida?

Beijos,

Ana Voando

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *