Eu não lembro exatamente quando, mas eu vi uma foto desse lugar muito tempo atrás. Não sei porque, mas parecia muito distante, difícil, caro, longe, impossível. Mas pera aí, será que o mundo é tão grande assim mesmo?
Faz quase um ano que parei na frente da Casa Dançante em Praga, na República Checa e desde então essa minha noção de tamanho do mundo começou a mudar. A reflexão voltou umas semanas atrás quando comecei a olhar o mapa que fica em cima da minha mesa de trabalho.
Olhei cada cantinho do mundo que pisei. Europa, EUA, Chile, Argentina, nordeste do Brasil… depois fiz um link com as nacionalidades das pessoas que encontrei no caminho: Taiwan, China, Australia, Nova Zelândia, India, África do Sul, Canadá. UAU. A copa do mundo foi na Russia, mas a Russia não era tão longe? Tão difícil? Tão frio? Tão grande?
E assim, conclui que o mundo é na verdade do tamanho que ele é, com toda sua imensidão, suas diferenças, pessoas, culturas e basta a gente abrir a mente, quebrar barreiras, fazer conexões, não ter medo e a imensidão já não assusta mais. Ela na verdade é maravilhosa. Se torna possível. Palpável. Quando me foi sugerido ir pra Praga, nem sabia onde era. Dei um Google e topei na hora. Tem melhor jeito de aprender Geografia do que sendo viajante?
Foi quando descobri que além de ser um destino barato na Europa com comida deliciosa, cerveja, castelo, pontes históricas, era também o lugar em que eu poderia bater a foto na frente do prédio de arquitetura diferente.
Tem dias, como aquele em que olhei o mapa com muita atenção observando onde já pisei e as pessoas que conheci, que não acredito que com 24 anos já fiz tudo isso. É sério, nem nos meus maiores sonhos eu imaginaria toda essa perfeição do que eu vivi até hoje.
Obrigada mundo por me proporcionar ter explorado uma pequena parte da sua imensidão, mas o mais importante, por me mostrar que ainda posso ver todos os outros cantinhos que eu quiser, porque você já não é tão grande e assustador como era antigamente.
Obrigada.
Obrigada.
Obrigada… ❤️🌎
E é o que dizem por aí, cuidado com o que você deseja… pode ser que se torne realidade 😊
Com amor, Ana ✨